Quando a idade adulta chega, surgem diversos caminhos a serem seguidos: abrir um negócio, fazer faculdade, trabalhar na iniciativa privada, estudar para concursos, etc.
Dentre esses caminhos, muitos têm a vontade de ingressar na carreira militar, mas, por falta de informação, acabam desistindo.
Essa falta de informação afasta a pessoa de uma oportunidade de seguir uma excelente carreira, onde há estabilidade, bom salário e diversas outras oportunidades.
Por isso se você já concluiu o ensino médio ou superior e quer saber como seguir carreira militar, confira as nossas indicações dos principais concursos militares!
Boa leitura!
Um pouco sobre os concursos militares e as formas de ingresso
Para quem não sabe, existem diversas formas de ingressar nas forças armadas.
A mais comum delas é pelo serviço militar obrigatório. Também existe o serviço militar temporário e, por último, o ingresso por meio de concurso público.
Vamos ver como funcionam cada um deles!
Serviço militar obrigatório
Conforme consta no site do Exército Brasileiro, o Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreende, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.
Esse tipo de ingresso não é feito por concurso, e sim por alistamento. Este fica limitado a indivíduos do sexo masculino e o limite de permanência é de 8 anos. O militar, portanto, não segue carreira.
Dentro da hierarquia militar, o indivíduo inicia o serviço militar obrigatório como soldado (exército e aeronáutica) ou marinheiro (marinha).
Serviço militar temporário
O militar temporário é aquele que ingressa nas forças armadas por meio de uma seleção conduzida pelas Regiões Militares, que estabelecem o período e as vagas para cada área de interesse das Organizações Militares.
Esse tipo de ingresso também não é feito por concurso, e sim por um processo de seleção. Ambos os sexos podem se inscrever e o limite de permanência é de 8 anos.
Dentro da hierarquia militar, o indivíduo pode iniciar o serviço temporário como cabo (necessita curso profissionalizante), sargento (necessita curso técnico) ou oficial (necessita curso superior).
Concurso militar
Por último temos o militar de carreira, o qual ingressa nas forças armadas por meio de um concurso público.
A pessoa que optar por esse tipo de ingresso, terá a oportunidade de se tornar um militar de carreira e usufruir de todos os benefícios que a vida militar proporciona, tais como: estabilidade, boa remuneração, transferências pelo Brasil inteiro, etc.
Dentro da hierarquia militar, o indivíduo pode iniciar carreira militar como sargento (necessita ensino médio) ou oficial (necessita ensino médio ou superior).
Essas são as formas de ingresso. Como o nosso foco são os concursos militares, veja adiante as vantagens e desvantagens da carreira e os principais concursos!
Seguir Carreira Militar: Vantagens e desvantagens
A carreira militar possui muitas vantagens e, como nem tudo são flores, também possui suas desvantagens.
Vantagens
Estabilidade
O militar, após 10 anos de serviço contínuo, adquire a estabilidade, que constitui de uma garantia contra a despedida arbitrária do militar.
Ter estabilidade é essencial para fazer planos em longo prazo, por isso ela é vista como uma grande vantagem.
Ascensão profissional
Outra vantagem é a ascensão profissional. Além de se formar em uma área técnica (sargentos) ou em nível superior (oficiais), você poderá fazer vários cursos da sua área durante a carreira.
Conforme as promoções e a experiência, você também poderá desempenhar funções de alto reconhecimento e impacto direto em atividades de âmbito nacional.
Salário integral após aposentadoria (reserva remunerada)
Após a “aposentadoria”, o militar continua recebendo o seu salário de forma integral, o que é diferente em outros concursos.
Isso se dá porque, após esse período, o militar ainda pode ser convocado pelas forças armadas se for de interesse da administração.
Oportunidade de conhecer todo o Brasil
Como as forças armadas atuam em âmbito federal, o militar de carreira poderá trabalhar em qualquer lugar do Brasil, desde a fronteira até o litoral.
Isso pode ser uma desvantagem para alguns, mas a maioria dos militares gosta de conhecer outras regiões e culturas.
Vale ressaltar que, ao ser transferido, o militar de carreira ganha ajudas de custo para custear a mudança. E sempre sobra um bom dinheiro dessas ajudas de custo para você usar como desejar.
Desvantagens
Risco de vida
Apesar de vivermos em tempos de paz, a carreira militar tem grandes riscos de vida. Desde os treinamentos até em missões reais, há o risco de dano e, infelizmente, até da morte.
Formação rígida
Todo militar de carreira tem que passar por um curso de formação, em que ele estará sujeito a conceitos de disciplina e hierarquia.
Nessa formação a rotina é pesada e será necessário muito esforço físico e mental. O regime geralmente é de semi-internato (saída aos finais de semana) e em 90% dos casos será longe da sua cidade de origem.
Disponibilidade permanente
Nos quartéis se ouve muito a expressão: “o militar é militar 24h por dia”.
Ou seja, você tem que estar disponível para o serviço ao longo das 24 horas do dia, sem direito a reivindicar qualquer hora extra ou cômputo de serviço especial.
Dedicação exclusiva
Outra desvantagem é que o militar não pode ter outro emprego. Ele tem que se dedicar exclusivamente para a sua carreira.
Antes de conferir os principais concursos das carreiras, confira esse artigo aqui no Blog: Como estudar para concurso sem sair de casa!
São dicas excelentes para quem quer economizar uma grana e estudar sem sair de casa!
Seguir Carreira Militar: veja os principais concursos
Para nível médio
- EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército
- EsSA – Escola de Sargentos das Armas
- EsLog – Escola de Sargentos de Logística
- IME – Instituto Militar de Engenharia
- EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar
- AFA – Academia de Força Aérea
- EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica
- ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- EN – Escola Naval
- CN – Colégio Naval
Para nível superior
- EsFCEx – Formação de Complementar do Exército
- EsSEx – Escola de Saúde do Exército
- CIAAR – Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica
Essa foi uma explicação rápida de como seguir carreira militar!
Trouxemos aqui um pouco sobre as formas de ingresso nas forças armadas, as vantagens e desvantagens da carreira e os principais concursos, tanto para o nível médio quanto para o superior.
Como você viu, existem inúmeros concursos os quais acontecem anualmente. Além disso, existem diversas áreas para seguir, desde a área administrativa até a operacional. Cabe a você agora pesquisar e descobrir qual concurso é o ideal para você!
Se você gostou deste artigo, deixe um comentário logo abaixo! Compartilhe conosco se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão!
No mais, bons estudos!
Artigos Relacionados
0 Comentários